top of page

O Mercado de Influência no Brasil

  • Foto do escritor: Afirmo
    Afirmo
  • 16 de abr. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de ago. de 2025



Foto em split comvárias mulheres e diferentes cenários

O Brasil não é mais só o país do futebol ou do carnaval. É também o país dos influenciadores.

Com uma população super conectada, criadores de conteúdo estão ganhando cada vez mais espaço no mercado.

Mais de 500 mil influenciadores em ação

Segundo a YOUPIX, em 2021 o Brasil já tinha cerca de 500 mil influenciadores digitais ativos — de todos os tamanhos, estilos e nichos.

E esse número só tende a aumentar com o sucesso de plataformas como Instagram, TikTok, YouTube e Twitch, além da vontade das marcas de criar parcerias mais humanas, criativas e conectadas.


Com 81% dos brasileiros nas redes sociais, segundo o Digital 2023 (We Are Social + Hootsuite), o Brasil virou um dos maiores campos de cultivo do marketing de influência no mundo.

Em 2022, esse mercado movimentou cerca de R$ 10 bilhões, e a previsão é que continue crescendo.


Cada influenciador com seu papel


Nano e Microinfluenciadores:Com até 10 mil seguidores, esses criadores de conteúdo são mestres do engajamento real e da comunicação próxima. A audiência deles é super fiel e muitas vezes se sente próxima, conectada e atenta a cada recomendação.


Macro e Mega-influenciadores:Com milhões de seguidores, esses caras são potências globais. Seu impacto é gigantesco, com visibilidade nacional ou até global, alcançando uma enorme diversidade de públicos em minutos. E, por ter todo esse poder, às vezes acabam se distanciando da realidade.


O mercado de influência no Brasil está em alta. E você? Vai apenas observar ou vai ocupar o seu espaço?

Hoje, quem influencia, também constrói narrativas. E isso é muito poderoso. E pra quem ainda resiste a “se expor”... talvez o lance não seja sobre exposição, mas sobre conexão.


Diga-me quem segues, e te direi quem és

Em um mundo onde o digital frequentemente nos mostra uma versão filtrada da realidade, é bom parar e refletir: quem estamos realmente seguindo?

Às vezes, a verdadeira conexão e influência vêm de quem está disposto a mostrar a realidade — com altos e baixos — sem a pressão de criar uma “vida perfeita”.

Afinal, quem influencia mais: quem vive no palco ou quem mostra os bastidores?


Adalberto Firmo

 
 
bottom of page