Leandro Tigrão
- Afirmo

- 16 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

Leandro Oliveira - Tigrão é flautista e compositor. Natural de Piracicaba –SP, é formado pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, possui Bacharelado em Flauta Transversal pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e é mestrando em Flauta Transversal pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi vencedor de importantes concursos nacionais, entre os quais: Concurso de Interpretação de Música Brasileira — Centro de Música Brasileira (2009); Concurso Nacional de Jovens Flautistas — ABRAF (2010) e Prêmio Nabor Pires de Camargo — (2013 e 2017).
Leandro já viajou o mundo mostrando seu trabalho com a flauta transversal. Em 2010, com a Orquestra Sinfônica Heliópolis, fez sua primeira turnê internacional tocando na Alemanha, Holanda e Inglaterra. Em 2014, 2015 e 2016, viajou novamente para a Europa com o grupo de choro “Dois por Quatro”, para tocar e dar workshops de música brasileira em países como Alemanha, Holanda, Inglaterra, França e Rússia. Possui um trabalho significativo no choro brasileiro; integrou diversas rodas em São Paulo e tocou junto a grandes nomes do gênero como Izaías Bueno, Toninho Carrasqueira, Alessandro Penezzi, Edmilson Capelupi, Luizinho 7 Cordas, entre outros.
Gravou com vários artistas e participou de programas de televisão como o Sr. Brasil e o Brasil Toca Choro (TV Cultura). Nos últimos anos, radicado em Salvador – BA, Tigrão tem se dedicado bastante à composição. Sua trajetória, intensamente ligada ao choro e ao estudo da flauta transversal, faz com que suas composições tenham este tempero de música brasileira e uma certa busca pela exploração dos limites do instrumento.
Sua formação acadêmica - Mestrando na Universidade Federal da Bahia (UFBA). • Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Bacharelado em Flauta transversal. • Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos Campos (Tatuí) Flauta transversal erudita / MPB jazz.
Sua experiencia profissional
Orquestra Brasil Jazz Sinfônica 2021 – 2023 (contrato).
Orquestra Acadêmica Brasileira Mozarteum 2017 – 2019.
Primeira Flauta da Orquestra Sinfônica Heliópolis 2008 – 2016.
Músico convidado: Orquestra Brasil Jazz Sinfônica, Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Sinfônica do estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Prelúdio.
Professor do XIX Festival Internacional de Flautistas, 2023.
Professor no Curso Internacional de Flautistas, 2023 em Tatuí.
Professor do IV Encontro de Flautistas em Santa Cruz do Rio Pardo, 2022.
Professor do 17o Festival de música de Ourinhos, 2017.
Professor do 3o Festival de música de Presidente Prudente, 2016.
Professor de Flauta na Escola Municipal de Música de Ourinhos (EMMO), 2007 - 2008.
Professor assistente no Instituto Baccarelli, 2012 – 2018.
Seus prêmios e atividades complementares • Vencedor do Concurso de Interpretação de Música Brasileira (Centro de Música Brasileira), 2009. • Vencedor do Concurso Nacional de Jovens Flautistas (ABRAF), 2010. • Vencedor do Prêmio Nabor Pires de Camargo (Choro), 2013 e 2016. • Excursionou por 3 anos seguidos (2014, 2015 e 2016) por mais de 6 países da Europa, tocando e dando workshop sobre música brasileira (destaque Conservatório de Chatou (França).



